PTE - estágio I
Curso: Pedagogia
Semestre: 6º
Instituição: Obras Sociais da Paróquia São Sebastião de Brazlândia-DF.
Aluna: Adriana Nunes Silva
Brazlândia, 24 de Setembro de 2014.
1-Contextualização:
O Contexto social da pesquisa se desenvolverá em uma instituição não-escolar, intitulado de: Obras Sociais da Paróquia São Sebastião, é uma instituição que desenvolve trabalhos sociais há 42 anos, com crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade, cujos pais recebem algum benefício do governo.
Sua proposta é contribuir para o desenvolvimento das crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade, por meio de atividades sócio-educativas, tais como: Hortas, oficinas de informática, artes plásticas e ciências, oficinas de jogos, esporte, lazer, oficinas de músicas e reforço escolar, em horário contrário ao da escola.
A instituição é mantida através de parcerias, doações e convênios, como: SEDEST/DF, SESC, CEPEMA/CEMA.
A sua equipe de profissionais é composta por: Coordenador Geral, Pedagoga, Auxiliar Administrativo, Contador, Orientador Sócio-Educativo, Cozinheiro e voluntários.
As atividades realizadas são planejadas pela Pedagoga e pelos os orientadores sócio-educacionais, seguindo um cronograma semanal de atividades, sempre focada nas datas comemorativas.
2-Problematização/Justificativa
Durante o período da observação, constatei que a instituição desenvolve um trabalho realizado por equipe, que visa o desenvolvimento das crianças e adolescente ali inserido; Encontrando dificuldade no processo sócio-educativo
dessas crianças, devido à ausência da participação familiar no seu desenvolvimento.
3- Metas e Objetivos.
De acordo com o PCN’s, a educação realizada por meio de atividades culturais, proporcionar a crianças o desenvolvimento do pensamento artístico, além de dar sentido as experiências pessoais, ampliando a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação.