Monopólio
A cliente está realmente com outro problema que não o monopólio, pois para se configurar monopólio é necessário que existam alguns elementos básicos como a ausência de concorrentes, o que não acontece nesse caso, já que, além da empresa que a cliente alega ser monopolista, existe também ela e outros empresários menores. Também é necessária a existência de um único fornecedor, o que também não ocorre.
A situação exposta não é tão incomum. Têm-se diversos casos parecidos com esse, onde uma empresa maior domina uma parte maior do mercado, como por exemplo, a Coca-Cola. Mas o problema não é o tamanho da empresa, o fato de uma empresa ser grande ou maior que as outras e ter uma parcela maior do mercado não quer dizer que a primeira justifica a segunda e nem que uma empresa menor não possa tornar-se grande e\ou conquistar uma parcela grande do mercado. Mesmo que isso não seja tão comum, o que se pode justificar, pelo fato de quando uma empresa pequena começa a alavancar, a concorrente maior oferece comprar a menor e isso sim ocorre freqüentemente. Ainda assim, a empresa menor pode recusar a oferta e seguir em frente tentando alcançar a maior parcela de mercado e estabelecer uma concorrência justa e, com isso, trazer benefícios ao mercado consumidor, como maior qualidade, menor preço e outros.
O problema é então de estratégia e persistência, pois se uma empresa menor despender esforços e persistir na concorrência com boas estratégias para o seu crescimento, a possibilidade de alcance pode tornar-se tangível. Alem do mais é mais proveitoso doar o tempo para essa tarefa do que ficar tentando entender ou justificar o sucesso