Monopolio
Características do monopólio
A estrutura do monopólio é organizada por um conjunto de pressupostos tais como:
Existe um único agente do lado da oferta (uma só empresa) e enúmeros agents ao lado da procura (consumidores);
Não existem substitutes para o bem transacionado no mercado e como só existe uma wempresa a produzi-lo a essa entidade;
A informação é perfeita, isto é, os consumidores têm perfeito conhecimento;
Existem barreira à entrada de novas empresas no sector. Estas barreiras pod em ser de character estrutural (decorrente das caracterísricas do Mercado, exemplo: barreiras legais, diferenciação do produto, tarifas aduaneiras, economias de escala, parentes e.t.c) ou estratégico (decorrente de acções levadas a cabo pela empresa instalada para evitar o surgimento de empresas rivais, exemplo: excess de diferenciação de produtos, preço limite, publicidade, e.t.c)
Maximização do lucro
Tal como na estrutura de concorrência perfeita, o equilíbrio do monoplolista ou o seu máximo lucro é alcançado quando define um volume de produção tal que obedeça às duas condições seguintes
Condição da 1ª Ordem(necessária mas não suficiente): Rmg=Cmg e Condição da 2ª Ordem(necessária e suficiente): Cmg>0
Ao contrário da estrutura de concorrência perfeita, a curva da procura do monopolista não é perfeitamente elastic mas coincide com a procura do Mercado. Deste modo, é necessário calcular a RT atrvés de P . Q. Assim:
Qd = a – b . p . Resolvendo em ordem a P fica: Note-se que, a RM = P = Qd, Graficamente é, ainda possível concluir que a RMG e a curva da procura têm a mesma ordenada na origem e que a RMg metade.
€
Cmg
P A CTM
CTM B
Qd = RM
0 Q Rmg Q
Do gráfico é possível concluir que o monopolista