MonografiaTCCLEO
425 palavras
2 páginas
UNIARA – Curso de AdministraçãoMetodologia de Pesquisa Científica
Profa. Dra. Janaina F. F. Cintrão
Aluno: Leonardo Gomes Lavagnini
RESUMO
[...]. Até 2003, dezesseis presidentes enfrentaram tentativas de impeachment e nove deixaram o governo antes do fim do mandato. Apenas um impeachment se concretizou, o do brasileiro Fernando Collor. Os demais fracassaram por outros motivos. (NÓBREGA, 2015, p. 22)
Ainda me pergunto o verdadeiro motivo de tais presidentes deixarem o cargo antes do termino do mandato presidencial, será que a pressão externa os engoliu ou existiu realmente uma culpa? O Povo se revolta muito, e as vezes faz questão de sair de casa para poder representar, lutar com seu país na forma mais simples existente: placas, gritos, paralisações de ruas, as ideias são imensas, isso, com a fé de que tudo aquilo fará diferença. “A autora lista três fatores que motivaram tentativas de impeachment na região: 1) insatisfação com a política econômica, 2) acusações de corrupção e 3) governo minoritário no Congresso. [...]” (NÓBREGA, 2015, p. 22)
São decorrer desses fatores que mais gera a revolta e a intensificação da pressão externa popular no nosso país.
Embora improvável de acontecer, no decorrer do seu mandato normal a presidente ainda tem a oportunidade de reconhecer erros, reformular políticas, desenvolver habilidades no exercício do novo governo e melhorar a qualidade de sua equipe, recuperando a confiança na sua administração e na economia. (NÓBREGA, 2015, p. 22) Somente reconhecer erros é uma forma totalmente errônea de administração, necessita do concerto. Em relação a melhorar sua equipe, já percebemos que grande parte dos partidos políticos tanto o PT da presidência, PSDB da oposição, e PMDB dos grandes do planalto são “farinhas do mesmo saco”, e esses, geralmente são os envolvidos em escândalos milionários que deixam a população pagante de impostos, totalmente desequilibrados e sem confiança no governo.
“[...]. Falou-se em impeachment de Lula, mas