Monografia
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
POLO: MAURITI/CE
DISCIPLINA: Educação e Relações Étnico Raciais.
PROFESSOR (A): Selma Maia de Oliveira.
ALUNA: Tais Cristina Lima da Paz
1-A seu modo escreva sobre as contribuições da legislação e das Diretrizes Nacionais no que se refere à questão ético-racial na escola.
Este texto mostra as definições e diretrizes legais, políticas e operacionais sobre a avaliação na educação infantil no Brasil, expedidas pelo governo federal, portanto, de aplicação geral em todo o país. Diretrizes e orientações práticas dos sistemas de ensino dos Estados, e dos Municípios não entram neste estudo apresentar questões centrais do debate sobre avaliação na educação infantil e sugerir algumas linhas sobre as quais a reflexão deve incidir para garantir que a avaliação na educação seja coerente com as concepções mais avançadas de criança e infância e com as finalidades dessa etapa da educação básica.
A avaliação na educação infantil é tema presente na legislação e na política pública de educação no Brasil pelo menos desde 1996. Na prática pedagógica, ela é anterior, uma vez que, formal ou informalmente, deliberada ou sem perceber, sempre estamos avaliando aquilo que vemos, experimentamos ou fazemos. Não seria diferente na oferta da educação às crianças.
O tema entra na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no calor do embate entre visões teóricas e práticas opostas umas querendo adotar na educação infantil os mesmos procedimentos usados nas etapas seguintes da educação básica, constituídos de provas, testes e trabalhos aos quais se atribuem conceitos e notas outras, preconizando a observação e o registro dos comportamentos e atitudes, das expressões e produções das crianças. As primeiras, pretendendo identificar