Monografia
A UTILIZAÇÃO DO MARKETING NA OTIMIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS
INTRODUÇÃO
Dentre todas as definições técnicas que a palavra marketing possui, podemos dizer que marketing engloba todo o conjunto de atividades de planejamento, concepção e concretização, que visam satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos. O marketing identifica a necessidade e cria a oportunidade.
Uma definição mais atual de marketing engloba a construção de um satisfatório relacionamento a longo prazo do tipo “ganha - ganha” no qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e necessitam. O marketing se originou para atender as necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo. É também amplamente usado para “vender” idéias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida.
Que papel o marketing pode assumir na melhoria do desempenho do funcionalismo público?
Como funcionário público, como podemos definir marketing? O marketing é um dos campos que mais tem sido omitido e mal compreendido pelo setor público. Infelizmente por falta de conhecimento, alguns pensam que marketing é apenas fazer propaganda e é comum encontrar o marketing de algumas empresas reduzido a um simples departamento de propaganda. Em outras palavras, o marketing é confundido com vendas, ou gerenciamento de produtos ou com serviços de atendimento ao cliente ou que se associa com “manipulação”. E por isso devemos ter em mente que marketing é isso e muito mais. Envolve uma abordagem centrada no cidadão, algo que ajudará a direcionar as reclamações deste, a alterar sua percepção, e a melhorar seu desempenho, por isso deve ser feita uma análise situacional. Veremos que isso se torna um último recurso quando os princípios e as técnicas de marketing não tiverem sido utilizados para desenvolver, fixar preço, distribuir e comunicar eficazmente o valor