monografia
O Terceiro Setor é uma das mais novas tendências das ciências sociais, dia a dia, o Terceiro Setor se mostra mais necessário e atuante na sociedade.
Via de regra, as organizações do 3° setor tutelam a defesa de direitos e é recepcionado, aceito de forma positiva perante a sociedade na qual esta inserido, muito embora seu ciclo de vida, o exercício e a continuidade de seus trabalhos dependa de diretrizes, que estão em fase de construção.
No presente capítulo, procurarei mostrar o cerne dessas atividades, buscando conceituar e trazer na esteira do tempo o seu desenvolvimento no viés histórico até o presente momento, cumulado com a sua importância.
1.1- Um olhar histórico do surgimento do 3° setor
Com a onda neoliberal que incidiu sobre o Brasil, o Estado passou a ter uma atuação mais reservada em algumas áreas, no intuito de contenção de gastos e desenvolvimento do setor privado.
Historicamente a atuação do 3° setor iniciou-se com a atuação da Igreja Católica no período colonial até o século XIX. As áreas abrangidas eram principalmente a saúde e a educação.
A consolidação do movimento do terceiro setor ocorreu nas décadas de 60 e 70 do século XX, em virtude do crescimento das dificuldades econômicas.
Em virtude da privatização de diversos serviços públicos, a população havia ficado desassistida, foi nesse momento, por volta da década de 90 que os empresários começaram a preocupar-se com a questão social, inclusive, para atrair clientes, tendo em conta a imagem positiva que é passada com esse tipo de ações.
1.2- O terceiro setor e sua importância social
Até a pouco tempo, a ordem sociopolítica compreendia o primeiro setor, representado pelo governo, cumprindo este uma função administrativa dos bens e serviços públicos, correspondendo, assim, às ações do Estado, nos âmbitos distrital, municipal, estadual e federal; e o segundo setor, representado pelas