monografia
Centro de Educação a Distância
Rondonópolis – MT
CURSO: Serviço Social
TURMA: 5º semestre
DISCIPLINA: Instrumentos e Técnicas da Atuação Profissional
TUTOR A DISTÂNCIA: MA. Edilene Xavier Rocha
ANA RIZIA LOPES S OLIVEIRA RA: 327869
ANTONIA PEREIRA SILVA RA:345322
JOICE BENDER DAROS VILELA RA345297
MAURA MARQUES NOGUEIRA RA: 328688
ROZEMILDA GAZOLA RA: 286139
INSTRUMENTOS E TÉCNICAS
O Serviço social é incumbido de intervir nas diversas questões sociais, para promover o controle sobre o cotidiano dos indivíduos usuários do Serviço Social, portanto é uma profissão interventiva.
O profissional do Serviço Social precisa ser crítico e questionador para reconhecer a realidade, rompendo com as aparências, podendo assim planejar ações visando às mudanças da realidade. A partir dessa preparação o assistente social constrói seus instrumentos e técnicas de intervenção social, porém são os objetivos profissionais que definem os instrumentos e técnicas que serão utilizados, e não o contrário.
Esses instrumentos são elementos mediadores do trabalho, ou seja, é a estratégia por meio do qual se faz a ação. As técnicas dizem respeito à habilidade humana de fabricar, construir e utilizar instrumentos para que ele se torne o mais utilizável possível.
O instrumento número 1 do assistente social é a linguagem, pois é a responsável por possibilitar a comunicação entre esses profissionais e as pessoas com quem eles interagem.
Pode-se dizer que há dois tipos de linguagem, sendo a Linguagem Oral ou Direta e a Linguagem escrita ou Indireta. Independente do instrumento utilizado às ações do assistente social deve ter harmonia com a ética e a política.
Segundo Iamamoto(2004),
Nos dias atuais aponta três dimensões que devem ser do domínio do Assistente Social: Competência ético-politica: o A.S. não é neutro ele se posiciona politicamente frente as questões que aparece na realidade social. Competência