Monografia
CURSO DE FARMÁCIA
ALAN DE OLIVEIRA
LUCAS MENDES
LUDMILLA SILVA
NAIARA LOPES
VISITA TÉCNICA A EMBASA EM ITAMARAJU – BA
Teixeira de Freitas
FACULDADE PITÁGORAS DE TEIXEIRA DE FREITAS
CURSO DE FARMÁCIA
JALLYNE DE ALMEIDA LIRA
VISITA TÉCNICA A EMBASA EM ITAMARAJU - BA
Relatório apresentado sobre a visita técnica a empresa Embasa, na cidade de Itamaraju, sob a coordenação da professora Laise Moura Orlandi, na disciplina Controle de Qualidade Biológico e Microbiológico.
Teixeira de Freitas SUMÁRIO
VISITA TÉCNICA A EMBRASA 2
1. INTRODUÇÃO 2
2. ÁREA DE ESTUDO 4
3. ESGOTAMENTO SANITÁRIO 6
CONCLUSÃO 7
VISITA TÉCNICA A EMBRASA
1. INTRODUÇÃO
A água doce apresenta-se como ideal para o consumo humano, a maior parte da água doce encontra-se em regiões polares com difícil acesso, apenas 0,15% que se encontra em rios, lagos e lençóis subterrâneos são aptos para o uso humano. Com o crescimento desordenado, poluição, o descaso do governo com estruturação e qualificação das empresas responsáveis pelo tratamento da água, compromete a qualidade da água, deixando-a propicia para a proliferação de agentes patogênicos.
Pesquisas demonstram que, no Brasil, 80% das doenças são ocasionadas e veiculadas por decorrência de água contaminada. Dessa forma, torna-se imprescindível realizar o monitoramento quantitativo e qualitativo dos níveis de micro-organismos patogênicos presentes na água.
Segundo PORTARIA Nº 2.914, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011, Capítulo II das Definições, Ministério da Saúde;
I - água para consumo humano: água potável destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, independentemente da sua origem;
II - água potável: água que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido