monografia
A pesquisa de campo foi feita através da observação e com a colaboração dos alunos de 1º ao 5º ano da primeira fase do ensino fundamental, com questionários e perguntas destinadas aos professores, pais, alunos e coordenadores das Escolas Municipais: E. E. M. M e E.M.M.P.M na cidade de Goianésia.
A Escola E.E.M.M, possui uma estrutura fisica muito precária devido ao seu pouco espaço em sua estrura fisica destinado aos alunos e seus funcionários para atender todas as suas necessidades. Como também aos pais, professores e demais corpo pedágogico da escola. Contando com oito salas funcionando do 1º ao 5º ano, uma biblioteca bem diversificada, sala de direção, coordenação, professores, laborátorio de informática, cozinha, banheiros, um salão para eventos, reuniões e apresentações, a escola não possue uma quadra esportiva mas, existe um pátio bem grande onde os alunos brincam na hora do recreio, e práticam as aulas de educação fisica, desenvolvem atividades culturais e artisticas.
Na Escola E.M.M.P.M, a mesma já possui um espaço fisico bem maior para atender também seus alunos, pais, professores e todo corpo pedagógico da instituição
Diante das observações na pesquisa de campo, compreende-se como grande o número de pais, professores e alunos que desconheçem o problema e ainda não possuem tanto conhecimento, informações sobre as práticas do bullying nas escolas que é cada vez mais crescente e aflinge toda a sociedade.
Durante a pesquisa nas escolas campos E.E.M.M e E.M.M.P.M notamos que as mesmas desenvolvem projetos em sala e na instituição com objetivo de interar e incentivar, refletir, mostrar a importância da não violência, o maltrato fisico e psicológico uns com os outros.
Inteirar – se sobre esta violência é muito importante e colabora para que juntos todos possam buscar saídas, projetos sociais