Bioética
INSERIR AQUI A SUBCAPA COM NOME E RA DOS INTEGRANTES DE ACORDO COM AS NORMAS ABNT
INSERIR AQUI SUMÁRIO
DE ACORDO COM AS NORMAS ABNT
INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda uma questão latente em nosso país nos dias de hoje, a saúde pública e desigualdades sociais no âmbito da Bioética.
A Bioética surgiu como tentativa de resposta às mudanças e aos desafios surgidos no século XX, nas esferas individuais, coletivas e ambientais.
Na saúde, a Bioética objetiva usar todos os conhecimentos e habilidades profissionais a serviço do paciente, considerando, na tomada de decisão, a minimização dos riscos e a maximização dos benefícios do procedimento a ser realizado.
Para falar da Saúde Pública no Brasil, não podemos deixar de mencionar a origem, características e condições atuais do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o Ministério da Saúde, o SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população dos país. A despeito do acesso universal e do princípio da equidade preconizados pelo SUS, o que se tem observado é a precarização dos serviços de saúde, uma desigualdade social no acesso a esses serviços, além da insuficiência de recursos financeiros para atender a demanda por necessidade de saúde. As classes sociais mais necessitadas, por sua vez, têm um menor acesso aos cuidados de saúde, principalmente quando são enfocados os serviços de prevenção e promoção da saúde.
A crise na saúde pública do Brasil deve ser considerada sob três aspectos básicos, quais sejam, a deficiência na estrutura física a falta de disponibilidade de material-medicamento e a carência de recursos humanos.