monografia
A Administração da Produção pode ser conceituada como o conjunto ordenado das atividades, decisões e responsabilidades das pessoas que administram a transformação e entrega dos produtos e serviços resultantes das operações produtivas. Slack et al (2000), costuma afirmar que a função produção (ou apenas produção) nas organizações representa a junção e a conexão de recursos destinados à produção de bens e serviços.
Ela é considerada uma das funções centrais de qualquer negócio, variando sua gama de responsabilidades dentro das empresas, mas geralmente justapondo-se, até certo ponto, a outras funções. Qualquer organização possui uma função produção porque produz algum tipo de bem e/ou serviço. Entretanto, nem todos os tipos de organização, necessariamente, denominam a função produção por esse nome. Vamos citar alguns exemplos da função produção em diferentes segmentos de negócios e, muitas vezes, identificada com diferentes nomes:
Hospital: gerência administrativa. Administra todas as operações e processos que envolvem o cotidiano do hospital, tais como compras e suprimento de todos os recursos e insumos.
Transportadora: gerência de operações, tráfego ou administrativa. Mantém a frota de veículos em bom estado além de administrar toda a movimentação de mercadorias nas dependências da empresa e a qualidade dos serviços.
Atacadista de produtos: gerência de materiais. Administra estoque, diligenciamento, recebimento, qualidade, armazenamento, distribuição interna e entrega dos produtos.
Restaurante: gerência administrativa. Gerencia os processos produtivos dos alimentos e atendimento aos clientes, tanto no restaurante como fora dele, no caso de entregas, além de garantir o suprimento dos insumos e a qualidade destes e do produto acabado.
Serviços de internet: gerência de TI. Mantém os equipamentos e softwares em bom estado de funcionamento. Gerencia e controla os processos de implantação de