monografia
As indústrias estão cada vez mais investindo na melhoria de suas atividades, e conseguir sobreviver em mundo competitivo requer muito mais que só vender um produto com qualidade. Tem uma série de fatores que ajuda a permanecerem no mercado, como investimento em alta tecnologia, pesquisa de novos materiais, rapidez de entrega, capacitação de funcionários e dentre outros.
Como o contexto ambiental muda dinamicamente a cada instante, as empresas precisam continuamente redistribuir, reajustar e reconciliar seus recursos e competências disponíveis com seus objetivos e as oportunidades percebidas no ambiente de tarefa. E planejar e a fase inicial para o sucesso, onde se cria estruturas e regras de decisão que permitam o sistema a desempenhar de acordo com o esperado.
E quando uma empresa consegue crescer e alcançar seus objetivos, todos ganham. Ganha em conhecimento, investimento, lucro e qualidade de vida.
Enfatizando os benefícios de um bom planejamento, um país desenvolvido se caracteriza pelo seu alto índice de industrialização, e o aço faz parte desse processo. Edifícios, automóveis, ferramentas, utensílios, quase tudo que se imagina contem aço. Uma mistura de minério de ferro, cal e carvão a elevadas temperaturas se transforma em um material de grande valor econômico e que coloca o país em um panorama de destaque no mundo globalizado. Entretanto para fabricar um bom aço, precisa-se de excelentes matérias-primas e a ferro liga e um dos elementos que fazem o aço.
Ferro liga é a denominação genérica das ligas de ferro com outro metal ou metais, nas quais o teor do metal é maior do o de ferro, obtida pela fusão e redução de minérios que contém esses metais. A aplicação do ferro ligas é voltada para a indústria siderúrgica, e sua principal finalidade é a incorporação de elementos de liga ao aço, pois suas propriedades são acentuadamente melhoradas pela incorporação de certos elementos (LUCIANO, 2007).
O parque produtor brasileiro de ferro liga