monografia
Fazer um trabalho acadêmico exige muito de qualquer pesquisador ou estudante.
Além de todo esforço em torno do tema do trabalho, é fundamental ainda, adequá-lo às normas de apresentação.
Afinal, de nada adianta empenhar todos os esforços no desenvolvimento do tema se na hora de apresentá-lo não estiver dentro dos padrões estabelecidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
INTRODUÇÃO
O trabalho científico implica em análise, reflexão crítica, síntese e aprofundamento de ideias a partir da colocação de um problema.
O trabalho científico exige, para a sua apresentação ao meio acadêmico, uma forma adequada e estruturada de acordo com as normas técnicas comuns aos vários tipos de trabalhos bibliográficos (monografias, dissertações, teses, artigos e livros).
Projeto, de acordo com o dicionário Houaiss (2001, p. 2.308), é definido como “idéia, desejo, intenção de fazer ou realizar algo no futuro.” Em geral, os projetos reúnem um conjunto de elementos para estruturar um plano de execução e operacionalizar a aplicação de recursos de qualquer natureza para a produção de bens e serviços (FRANÇA, 2007, p.78)
Diante disso, pode-se então compreender um projeto, como sendo um roteiro de aplicação de recursos humanos, materiais e financeiros, dentro de um período pré-definido de tempo, com o intuito de alcançar objetivos tangíveis e únicos.
PONTO DE PARTIDA
Para elaboração do projeto de pesquisa, o primeiro passo é definir a ideia, um problema, uma questão, um tema ou assunto, sobre o qual será centrada sua investigação.
Para o sucesso da sua pesquisa, concorre, o interesse, suas preferências pessoais, sua formação acadêmica, seus conhecimentos prévios, bem como a originalidade e a utilidade do tema.
OBTENÇÃO DO MATERIAL
Apresentamos os principais recursos de busca que podem ser utilizados para o refinamento de uma pesquisa: a) Fontes para pesquisa:
Embora a revisão da literatura tenha um lugar determinado