Monografia
UM ESTUDO DE CASO DA APLICAÇÃO DAS TÉCNICAS DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO NUMA INDÚSTRIA DO SETOR DE AUTO PEÇAS
Heliandro Vale Brandião
Leonardo Morais Lessa
Rodrigo Moreira Campos
TEMA
Percebemos que desde os tempos de Taylor e Fayol, uma fábrica bem planejada e administrada em toda a sua estrutura, certamente tenderá á um aumento na produtividade, flexibilidade, a um custo adequado. O estudo em questão procura demonstrar algumas técnicas desenvolvidas pelos Japoneses utilizando definições e estudos de autores diversos como também um estudo de caso, no qual uma empresa aplica várias técnicas e conceitos do modo de produção enxuta ou “lean production” e onde ele é eficiente e onde não aplicável do mesmo modo que no Japão. Através deste estudo, além dos pontos positivos para a organização em questão, pretendemos confrontar a teoria e a prática explanando suas próprias conclusões.
PROBLEMA
Como podemos implantar em uma indústria de auto peças situada em Betim – MG, técnicas do sistema Toyota de produção, visando torná-la mais competitiva no mercado.
JUSTIFICATIVA
O motivo foi à oportunidade de comparação entre as técnicas do modo de produção enxuta aplicadas no Japão (local de origem) e no ocidente, especificamente em Betim, Minas Gerais. Após esta primeira análise, teremos a oportunidade de analisar os pontos fortes e fracos do modo de produção enxuta e implantar e verificar a algumas ferramentas já implantadas na indústria em questão, tentando reproduzir o sucesso das mesmas no país de origem.
OBJETIVO
Objetivo Geral
Verificar a aplicação das técnicas do modo de produção enxuta ou “lean production” em relação à produção dentro da fábrica a qual será realizado o projeto.
Objetivos Específicos
- Apresentar uma aplicação real da teoria moderna das técnicas o modo de produção enxuta ou “lean production” do