Monografia
Demanda de conhecimento técnico do profissional contábil no mercado de trabalho: Percepção dos alunos de uma IES pública.
2. Justificativa da pesquisa
A globalização e a evolução tecnológica são fatores que vêm transformando com rapidez o ambiente de atuação das empresas. Com isso, os alunos do curso de contábeis precisam refletir e analisar se o conteúdo de ensino condiz com as novas exigências impostas pelo novo mercado globalizado. Diante de tal realidade, o profissional contábil deve acompanhar essas transformações acumulando habilidades que irão prepará-los para atender as novas exigências demandadas pelo mercado de trabalho.
Marion e Santos (2000, p. 11) afirmam que “estamos diante da nova etapa na área contábil, ou seja, a fase mecânica cedeu lugar à fase técnica e esta cedendo lugar à fase da informação”.
Esse maior nível de exigência profissional é possível de ser constatado pelo conteúdo das qualificações constantes nos anúncios públicos de ofertas de vagas na área. Dessa forma é preciso saber se de fato as IES estão preparando os discentes para enfrentar esse novo cenário na área contábil.
Diante do exposto, faz-se necessário responder a seguinte questão de pesquisa: Qual a percepção dos alunos do curso de ciências contábeis quanto à demanda de conhecimento técnico do profissional contábil no mercado de trabalho?
3. Tipologia de pesquisa – Metodologia
Segundo Silva (2006),a pesquisa permite a classificação em três categorias: Quanto a abordagem do problema, dos objetivos, e procedimentos técnicos.
Quanto à abordagem do problema essa pesquisa é classificada como quantitativa; quanto aos objetivos é classificada como descritiva e quanto aos procedimentos técnicos é classificada como exploratória e bibliográfica.
Será ainda, uma pesquisa de campo com os alunos do curso de ciências contábeis do décimo período no da UFPB (campus I) e agências que oferece emprego, situadas na cidade de João Pessoa, utilizando um