monografia
Este estudo pretende verificar qual o melhor Modelo de Gestão para Aterros Sanitários em cidades de pequeno e médio porte, tomando por referência os aterros de PONTA DO FERROLHO e de SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO, que são situados em cidades pertencentes à Área Metropolitana de Salvador respectivamente: Santo Amaro da Purificação, Madre de Deus, São Francisco do Conde e Candeias. Além disso, o estudo tem como objetivo geral apresentar as diferenças e semelhanças dos modelos de Gestão do Lixo nas cidades citadas.
O objetivo deste estudo é comparar os modelos de Gestão do Lixo Direto Municipalizado (concessão) da cidade de Santo Amaro da Purificação e Consorciado acordado entre os municípios de São Francisco do Conde, Madre de Deus e Candeias. Os objetivos específicos têm a função de definir os modelos de Gestão do Lixo: Concessão ou Municipalizada, Tercerizada e Consorciada, apresentando os conceitos e definições de lixo e os modelos de destinação de resíduos sólidos.
Esta pesquisa também tem o intuito de despertar nos gestores municipais a necessidade de melhorar a qualidade de vida de seus municipes, usando como princípio uma melhor forma de administrar seus resíduos sólidos na sua destinação final, visando mudar o retrato do universo atual no Brasil, onde a maioria da concentração de residuos estão situados nas áreas urbanas. Isso reforça as preocupações com os problemas ambientais urbanos, e entre estes, o gerenciamento dos resíduos sólidos, cuja atribuição pertencem à esfera da administração pública local.
Com o desenvolvimento acelerado das cidades, a limpeza urbana tem o desafio de não apenas remover o lixo de logradouros e edificações, mas, em especial em dar destino final adequado aos resíduos sólidos coletados.
A problemática do gerenciamento dos resíduos sólidos faz-se presente na ordem do dia dos gestores ambientais, a busca de uma gestão adequada do lixo tem em vista a mitigação dos impactos ambientais que são gerados.