Monografia Mauricio
MAURÍCIO ANTÔNIO PEREIRA DE LIMA
RESPONSABILIDADE CIVIL PELA PERDA DE UMA CHANCE NOS CASOS DE INÉRCIA DO ADVOGADO
CURITIBA
2015
MAURÍCIO ANTÔNIO PEREIRA DE LIMA
RESPONSABILIDADE CIVIL PELA PERDA DE UMA CHANCE NOS CASOS DE INÉRCIA DO ADVOGADO
Pré-projeto apresentado à Universidade Tuiuti do Paraná, no Curso de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas, como requisito parcial para a obtenção do Título do Bacharel em Direito.
Orientador: Professor Doutor Marcelo Artigas
CURITIBA
2015
SUMÁRIO
1 JUSTIFICATIVA 6
2 PROBLEMA 7
3 HIPÓTESES 8
3.1 HIPÓTESE 1 8
3.2 HIPÓTESE 2 8
4 OBJETIVOS 9
4.1 GERAL 9
4.2 ESPECÍFICOS 9
5 METODOLOGIA 10
6 REFERENCIAL TEÓRICO 11
7 CRONOGRAMA 12 REFERÊNCIAS 14
1 1 JUSTIFICATIVA
A responsabilidade civil é, sem dúvidas, um tema intrigante do ordenamento; trata-se de uma obrigação relacionada à noção de que determinada pessoa torna-se responsável por danos causados a outrem.
Atualmente, visualiza-se um aumento excessivo de prestadores da atividade jurídica, o que ocasiona um déficit em certos serviços prestados por eles; alguns, devido ao enorme número de demandas e outros, pela irresponsabilidade diante do exercício da advocacia.
O presente trabalho possui um vínculo com o garantismo jurídico, vez que representa uma das linhas de pesquisa desenvolvidas pela Faculdade de Direito de Francisco Beltrão. Embasa na relevância social do tema, diante da ineficácia dos serviços advocatícios, e por se tratar de um assunto extremamente novo no âmbito jurídico.
2
2 PROBLEMA
Ao olhar criticamente cada momento e cada reformulação das Cartas Constitucionais da nação surgem dúvidas inquietantes: teriam os diferentes momentos de construção da máxima expressão do poder histórico na sociedade brasileira legitimado suas expressão no anseio e na vontade popular ou seriam elas decorrentes de atos de força de uma minoria que se impôs também politicamente?
3
3 HIPÓTESES
3.1