Monografia Formatada
ERILENE PIRES DOS SANTOS
“UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE A DISLEXIA”
Orientador : Professor Ronald da Silva Rezende
Araruama
2014
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
ERILENE PIRES DOS SANTOS
“UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE A DISLEXIA”
Orientador : Ronald da Silva Rezende
Comissão Examinadora: _____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
Araruama 2014
AGRADECIMENTO
O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei da justiça, do amor e da caridade, na sua maior pureza.
Por isso, agradeço a Deus por iluminar a minha vida durante esta trajetória. Ao meu esposo pela paciência e compreensão, aos meus filhos Pedro Vinícius e Jéssica Alves que com sabedoria e amor me ajudaram a passar por este período, iluminando o meu pensamento e me levando a buscar mais conhecimento.
A fé no futuro me faz caminhar com mais segurança, encontrando satisfação a cada descoberta, por isso agradeço a todos que contribuíram direto e indiretamente pelo meu sucesso.
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho ao meu filho Pedro Vinícius. Com ele aprendi que a paciência vem da paz adquirida no dia a dia, e que a fonte do saber é inesgotável. Todos os dias, temos o privilégio de descobrir coisas novas e diferentes. Descobrimos várias formas de aprender.
EPÍGRAFE
“Somos, sem dúvidas, homens e mulheres cheios de esperança, pois temos que ter esperança do verbo esperançar, porque há outros que têm esperança do verbo esperar, não é esperança, é espera: eu espero que dê certo, espero que funcione, espero que resolva… Esperançar é ir atrás, é juntar, é não desistir.” (Paulo Freire)
RESUMO
Percebe-se no cotidiano escolar muitos educando com dificuldade de aprendizagem, estima-se que noventa por cento destes estudantes, na educação básica, sofram de algum tipo de dificuldade de aprendizagem relacionada