AC U CAR
Produção de Açúcar
Grupo:
Fabio Luiz Meireles Caffarello
Julia Martinez
Letícia Strini
Lucas Strabelli
Lucas Vilanova Veloso
Sophia Medeiros
Professora Elisângela Moraes
Lorena – 2º semestre – 2014
1. Introdução
1.1. Retrospectiva Histórica
A cana-de-açúcar, segundo os relatos, teve origem na Nova Guiné, aproximadamente no século VI a.C. A partir daí, foi disseminado para o sul do Oceano Pacífico, no Arquipélago da Malásia, na Indochina e em Bengala.
A cana-de-açúcar chegou na Europa no século IV a.C., e não demorou muito para os persas desenvolverem técnicas de produção de açúcar na forma cristalizada.
A industria do açúcar se expandiu, pelas regiões banhadas pelo mar mediterrâneo e pelo oceano índico, no século XII e XIII com os chineses e árabes. Devido as limitações do clima e solo, a cana-de-açúcar não pode ser introduzida em outras regiões da Europa, como Itália e Grécia.
Durante centenas de anos, o açúcar foi considerado uma especiaria extremamente rara e valiosa. Apenas nos palácios reais e nas casas nobres era possível consumir esse produto. Vendido nos boticários (as farmácias de então), ele atingia preços altíssimos, sendo apenas acessível aos mais poderosos.
Após o descobrimento da América, o açúcar passou a ser produzido nesse continente devido as condições climáticas satisfatórias. Dessa forma, o açúcar passou a ser produzido em maior escala, se tornando mais acessível à população européia e sua produção era, muitas vezes, a principal atividade econômica das colônias americanas.
1.2. O Açúcar no Brasil
Quando o Brasil foi descoberto, Portugal estava apreensivo com essa nova terra cobiçada por muitos países da Europa. Desse modo, implementou uma política econômica de exploração visando a manutenção do território. Tal política consistia basicamente, na exploração do pau-brasil, mas logo foi substituída pelo plantio de cana-de-açúcar.
Situando no litoral nordeste