Monografia X Artigo Científico
A monografia e o artigo científico são trabalhos de conclusão de cursos (TCC) de graduação e pós-graduação lato sensu. A escolha por um ou por outro tipo de TCC deverá ser definida conforme o objetivo, o curso e a instituição de ensino. São estruturados logicamente e devem ser formatados de acordo com as especificações de Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
A monografia é um estudo dissertativo que se caracteriza pela especialização e pela delimitação, pois, trata de um único assunto. Apresenta o resultado de uma investigação pouco complexa. É um estudo de base bibliográfica, além disso, é um estudo minucioso que tem a finalidade de esgotar determinado tema relativamente restrito. É elaborada de forma sistemática e metódica.
O artigo científico é um estudo realizado de maneira resumida sobre uma questão que se fundamenta em alguma natureza científica e é estruturado de modo a apresentar o problema ou objetivo da investigação, o conjunto de hipóteses, as possíveis soluções do problema ou modos de se atingir o objetivo, uma descrição dos métodos e técnicas utilizados, uma análise dos resultados obtidos e uma conclusão que aponta qual hipótese foi verificada experimentalmente.
Os dois textos apresentam os seguintes elementos estruturantes: os pré-textuais, os textuais e os pós-textuais. A capa compõe a parte externa do estudo é de uso obrigatório e deve constar os elementos necessários para a identificação do documento.
Os elementos pré-textuais são aqueles que antecedem o texto propriamente dito. Servem para identificar a instituição de ensino, o curso, o autor, o assunto da pesquisa, o ano e local da apresentação. Podem ser obrigatórios ou opcionais.
São elementos pré-textuais obrigatórios em uma monografia: folha de rosto, folha de aprovação, resumo e sumário. E opcionais: errata, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos.