MONOGRAFIA ENGENHARIA DE SOFTWARE
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AGEIS: EXTREME PROGRAMMING – XP, SCRUM E FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT – FDD.
2013
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AGEIS: EXTREME PROGRAMMING – XP, SCRUM E FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT – FDD.
Monografia Apresentada ao Curso de Ciência da Computação
2013
CATÁLOGO
AGRADECIMENTO
RESUMO
A engenharia de software é uma área em pleno crescimento, desde os seus métodos até artefatos usados para que o trabalho seja o melhor possível.
Atualmente, pesquisas e estudos estão voltados em busca de quais metodologias, artefatos, modelagens são adequadas às necessidades de cada um.
Este trabalho apresenta uma comparação entre os processos propostos pelos métodos ágeis Extreme Programming (XP), Scrum e Feature Driven Development (FDD), assim como suas vantagens e desvantagens, suas principais características, pontos positivos e falhas, de forma a auxiliar a equipe de desenvolvimento na escolha do método que melhor se adapte a suas expectativas. No estudo comparativo foram adotados critérios para servirem de base na identificação das atividades propostas pelos Métodos Ágeis sugeridas pelo Desenvolvimento Incremental. Como resultado esse trabalho oferece o conteúdo necessário ao auxilio de tomada de decisão que pode intervir na escolha de uma metodologia especifica a um processo ou projeto especifico de uma equipe de desenvolvimento de software. E oferece material conciso sobre as metodologias pesquisadas, avaliando seus conteúdos e questionando suas singularidades, orientando o leitor a classificar qual a metodologia que trará mais pontos positivos diante de sua implementação em um projeto de software.