monografia de termino de curso de serviço social
INTRODUÇÃO
O presente estudo objetivou conhecer os resultados que o projeto Iguaçu trouxe para a vida dos beneficiários, o que nos motivou a construção desta monografia, trazendo como momento extensor a insatisfação que os beneficiários demonstraram com a proposta apresentada pelo Projeto Iguaçu no município de Mesquita.
Para tanto, ressaltamos a importância de pesquisar projetos de enfrentamento destinados a questão ambiental, onde temos como base Motta (1998), onde a autora diz que há trabalhos de pesquisa buscando melhor compreensão do tema, valoração ambiental, ecodesenvolvimento, e desenvolvimento sustentável, considerando que, na produção acadêmica do Serviço Social há uma relativa escassez de abordagem crítica do tema proposto, que atualmente vivenciamos uma escassez dos meios naturais, com mudanças climáticas, aquecimento global que coloca em risco toda humanidade direcionada para um futuro nada promissor. Este tema está ligado com a qualidade de vida e saúde e nos remete a mais uma demanda da questão social, tema este que perpassa questões de moradia, territorialidade e garantias de direitos.
Este estudo monográfico é composto por três capítulos. No primeiro capítulo apresenta o problema. Na construção do problema, apresentamos a instituição que implementou o projeto, neste caso, o Inea e sua interface com o programa de aceleração do crescimento, (PAC). Ainda neste capítulo, apresentamos a relevância do trabalho monográfico para a universidade para a profissão de Serviço Social para o Inea e para os usuários, e discorremos sobre os objetivos gerais e específicos.
No segundo capítulo, apresentamos a revisão de literatura, usamos textos, livros e artigos de referenciados autores para dissertarmos sobre o tema, também utilizamos relatórios institucionais, sites de pesquisa, artigos para compor a problemática ambiental como uma determinação das relações capitalistas de produção, e as trajetórias das políticas públicas
ambientais