MONOGRAFIA 2015
O presente projeto, desenvolvido para a disciplina de Laboratório de Arquitetura e Urbanismo, com base em pesquisas em diversas fontes, buscou aprofundar-se no entendimento sobre a construção de diversas vilas operárias em São Paulo, colocando e exemplificando a história por capítulos.
Primeiramente, foi realizada a visita técnica ao bairro da Luz, contemplando a Vila dos Ingleses e a Vila Economizadora, onde fizemos o levantamento em campo com anotações e imagens. Posteriormente, foram realizadas pesquisas sobre a vila e todo o contexto que a envolvia, onde concentramos os assuntos organizando-os em fichamentos, para assim, dar início a esta monografia.
Para iniciar os capítulos, primeiramente abordaremos o contexto histórico de São Paulo, falaremos sobre economia, a questão política e social da época e o espaço geográfico como um todo, contribuindo assim para o grande desenvolvimento econômico-industrial pela qual a cidade estava vivenciando.
No segundo capítulo, entraremos na questão da habitação social, como foram formadas e pensadas, quais foram as soluções e os problemas nelas encontradas.
Deste capítulo em diante, começaremos a inserir as Vilas operárias em todo esse contexto histórico, explicando e exemplificando os motivos de suas construções, dando ênfase à Vila Economizadora, localizada na região do bairro da Luz em São Paulo, a qual foi de grande importância à história da cidade, qual sua relação com a industrialização, com o crescimento populacional, quem foram seus empreendedores, como foram pensadas as tipologias e a inserção em seu entorno.
No último capítulo falaremos como a vila encontra-se atualmente, quais foram as mudanças ocorridas até hoje, como é mantido esse patrimônio histórico e a importância da existência desse exemplar até os dias atuais.
CAPÍTULO 2. CONTEXTO POLÍTICO, SOCIAL, ECONÔMICO E GEOGRÁFICO DO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX
No início do século XIX, São Paulo era uma pequena cidade, que estava no começo