Monitoramento de rede
SNMP (Simple Network Management protocol – Protocolo Simples de Gerência de Rede)
O protocolo SNMP é usado em programas que efetuam monitoramentos de redes, ele é capaz de controlar diversos equipamentos de redes e detectar problemas e erros. Ele trabalha com em esquema de busca e armazenamento e utiliza a porta 161/UDP. O protocolo SNMP sempre utiliza um agente e um gerente. A função do gerente é guardar as informações e realizar pedidos no agente. Já o agente é aquele que recebe a requisição do gerente e coleta os dados da MIB (Management Information Base)
MIB (Management Information Base - Base de Informações Gerenciáveis)
O termo MIB, que na tradução livre para o português significa “Base de Informações Gerenciáveis”, são variáveis dispostas de forma hierárquica nos hosts, e expressam diversos tipos de valores que, dentre outras coisas, servem para gerência e análise de redes de computadores. Devido ao grande número de variáveis de gerência, o espaço de nomes das mesmas fica organizado em formato de árvore.
SMI (Structure of Management Information - Estrutura de Informações de Gerenciamento)
A SMI (estrutura de informações de gerenciamento) é um método para definir objetos gerenciados e os seus respectivos comportamentos, nesse contexto, a MIB pode ser considerada como um banco de dados de objetos gerenciados, que por sua vez, são consultados e manipulados pelos agentes SNMP.
Para entender melhor, imagine a MIB como uma tabela de um banco de dados, por exemplo, tabela de clientes, o objeto gerenciável (variável MIB) como um atributo da tabela, por exemplo, nome_cliente, e a SMI como a definição e documentação do tipo de dado a ser armazenado no atributo para representar o nome do cliente, por exemplo, varchar(50), ou seja, a SMI é o método para definir objetos gerenciados, enquanto a MIB é a definição (por meio da sintaxe SMI) dos próprios objetos. Como um dicionário, que mostra como pronunciar uma palavra e, em seguida,