Monitoramento Ambiental
PROJETO DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO IGARAPÉ SAPUCAJUBA, BELÉM-PARÁ.
ELANE MENDONÇA
DAIANE BARBOSA
HAILTON CESAR
MARCO SOUSA
RAFAEL ROSÁRIO
SUMÁRIO
1.
APRESENTAÇÃO
2.
EQUIPE TÉCNICA
2.1.
Funções e atividades desenvolvidas
3.
MATERIAIS E MÉTODOS
3.1
Descrição da área
1. Apresentação O igarapé Sapucajuba, assim como a maioria dos cursos d’água existentes nos centros urbanos, sofre cotidianamente com despejo resíduos e de efluentes oriundos dos esgotos da população que perto dele vivem. Esses níveis de degradação podem promover desde a contaminação da água do igarapé, do lençol freático e do solo até a exposição de depósitos de dejetos.
Esse processo de poluição com o passar do tempo alterou significativamente as características originais desse corpo d’água, sendo assim, faz-se necessária uma avaliação sobre a qualidade da água do mesmo, mediante análises e exames de variáveis químicas, físicas e biológicas, sendo feito este monitoramento por um período igual a um ano. Tal projeto de monitoramento apresenta como objetivo principal, a busca por se compreender como encontram-se as condições desse manancial, em função da importância de sua manutenção dentro dos limites de referência. Avaliando assim como as ações antrópicas vem agindo e impactando esse recurso natural.
2. EQUIPE TÉCNICA
2.1 Funções e atividades desenvolvidas
O presente projeto de monitoramento apresentará como equipe componente, quatro profissionais:
01 Coordenador geral (engenheiro sanitarista e ambiental). Tem como função planejar, revisar e executar o projeto de monitoramento; analisar e interpretar os dados obtidos e emissão de parecer técnico.
01 Engenheiro responsável (engenheiro sanitarista e ambiental). Tem como função: planejar revisar e executar o projeto; coordenar as atividades desenvolvidas em campo; analisar e interpretar os dados obtidos; auxiliar na elaboração de relatórios técnicos e emissão