Momentun angular
Momentum angular (também chamado de momentum angular ou quantidade de movimento angular) de um corpo é a grandeza física associada à rotação e translação desse corpo. No caso específico de um corpo rodando em torno de um eixo, acaba por
relacionar sua distribuição da massa com sua velocidade angular.
O momentum angular de um conjunto de partículas em relação a um ponto de referência é definido como a soma do momentum angular de todas as partículas em relação a esse ponto.
O momentum angular depende do ponto de referência escolhido. Se a referência for o ponto ocupado pela partícula (e a função que define o momentum for contínua) então o momentum angular é nulo. Há também outras condições para que o momentum angular se anule. São elas:
- a massa da partícula seja nula;
- a velocidade da partícula seja nula;
- a velocidade da partícula seja paralela à sua posição em relação ao ponto de referência. Quando estamos tratando do momentum angular total de qualquer corpo, a definição acima se transforma no limite da soma, com N tendendo a infinito:
Aplicações
O momentum angular é excepcionalmente útil na resolução de sistemas rotacionais, sejam eles formados por corpos rígidos ou por sistemas de partículas.
Na verdade ele é útil em todos os casos em que é constante no intervalo estudado, pois se pode demonstrar que o torque resultante sobre um sistema é igual à taxa de variação temporal, a derivada no tempo, do momentum angular.
Conclui-se que sempre que o torque total for zero, o momentum angular manter-se-á constante. Essa situação é mais comum do que parece, pois usualmente, nos sistemas isolados, as forças que agem internamente entre os corpos geram torques que se anulam, pois tais forças são usualmente centrais (sua linha de ação passa pelo centro geométrico do corpo) o que faz com que os pares ação-reação anule os torques.
L = Q x d x senθ
L é o momentum angular, Q é a quantidade de movimento linear do corpo, d é a