Momentum e energia
Momentum é quando temos o produto da massa de um objeto por sua velocidade. A quantidade de movimento depende tanto da massa, quanto da velocidade. Se a velocidade de um objeto é zero então o momentum é nulo. Momentum é considerado uma grandeza vetorial, pois possui um módulo e uma orientação. A unidade de medida da quantidade de movimento no SI é kg. M/s.
Impulso
Quando o momentum varia então temos aceleração, que é obtida através da força. Se a força for maior, maior será variação da velocidade, também no momentum. O tempo influencia na variação do momentum. Se o tempo for maior então a variação do momentum será maior. Quando temos o produto da força e o intervalo de tempo então falamos de impulso.
O impulso modifica o momentum, impulso é igual à variação do momentum. A relação impulso-momentum acontece quando as forças atuam e o movimento sofre alterações. Para aumentar a quantidade de movimento é preciso uma força máxima em um intervalo de tempo maior. Diminuindo o momentum, quando colidimos um carro que possui velocidade e massa com um monte de feno conseguimos que o momentum em um longo intervalo de tempo chegue à zero, quando falamos de uma colisão com impacto menor. Diminuir o momentum em um curto intervalo de tempo faz com que as forças de impactos sejam grandes.
Conservação do momentum
Somente um impulso externo a um sistema modifica o momentum. Na ausência de uma força externa, o momentum mantém-se inalterado. Quando o momentum não varia, é considerado um sistema conservativo.
Colisões
O momentum total de um sistema de objetos em colisão uns com os outros se mantém inalterado antes, durante e depois da colisão. As forças que atuam nas colisões são forças internas que não alteram o momentum, ou seja, o momentum é total antes e depois da colisão. Existem dois tipos de colisão que são classificadas como:
Elástica: não havendo deformações permanentes, a velocidade de afastamento será igual à de aproximação.
Inelástica: os corpos permanecem