Moléculas, composto e formulas
Moléculas, compostos e fórmulas
A molécula é a menor substância identificável em que uma substância pura, como açúcar e água, pode ser dividida, e que retém a composição e as propriedades químicas da substância.
Como os compostos diferem dos elementos? Quando um composto é produzido a partir de seus elementos, as características dos elementos constituintes são perdidas.
Formulas
Fórmula molecular (Etanol) C2H6O .
Fórmula condensada CH3CH2OH.
A informação estrutural é mais importante, pois nos ajuda a entender como uma molécula pode interagir com outra.
Obs.: para fornecer alguma informação estrutural é útil escrever a fórmula condensada, pois indica o modo como os átomos são agrupados juntos.
Exemplo 3.1
A molécula de acrilonitrila é a unidade fundamental dos plásticos acrílicos. Sua formula estrutural é apresentada aqui. Qual a formula molecular para acrilonitrila?
Resposta: C3H3N
Obs: ao escrever as formulas moleculares de compostos orgânicos, adota-se como convenção escrever primeiro o C, depois o H, seguidos pelos outros elementos em ordem alfabética.
Exercício 3.1 fórmula química é C6H5CHCH2. fórmula molecular C8H8.
Compostos iônicos: Fórmulas, nomes e propriedades.
Os compostos iônicos constituem outra classe principal dos compostos. Eles constituem em íons, átomos ou grupos de átomos que tem uma carga elétrica positiva ou negativa.
Íons os átomos de muitos elementos podem perder ou ganhar elétrons durante uma reação química.
Cátion: se um átomo perde um elétron, ele passa a ter menos elétrons negativos do que prótons positivos no núcleo. O resultado é um íon positivamente carregado chamado de cátion. Nas ligações iônicas os metais podem perder 1, 2 ou 3 elétrons.
Ex: átomo de Li → e- + cátion Li+ (3 prótons e 3 elétrons) (3 prótons e 2 elétrons)
Ânion: Inversamente, se um átomo ganha um ou mais elétrons, terá então mais elétrons negativamente