moldes
RELATÓRIO SOBRE PEÇAS EMPENADAS
EMPRESA XPTL
Curso Técnico em Plásticos
Professor Orientador:
Itatiba - SP
Agosto / 2014
RELATÓRIO SOBRE PEÇAS EMPENADAS
EMPRESA XPTL
Relatório apresentado à Empresa XPTL como parte das melhorias a serem executadas na fabricação de peças injetadas.
Itatiba - SP
Agosto / 2014
SUMÁRIO
1. Introdução 1
2. SÍNTESe 2
3. Conclusão 4
4. Referências Bibliográficas 5
1. Introdução
Este relatório tem o objetivo de correção e prevenção de possíveis irregularidades e problemas em peças plásticas injetadas, tais como falhas e empenamento após serem retiradas do molde , nas quais o empenhamento continua mesmo após a peça ter sido cristalizada, sendo assim evitado com alguns procedimentos simples e fáceis de identificar e solucionar.
2. SÍNTESe
Em visita a Empresa XPTL localizada em Itatiba-SP, pudemos verificar que as peças injetadas em formato de hélices, estavam com falhas ocasionado por falta de material e visualmente observava-se um leve empenamento após sua moldagem.
Em análise ao material utilizado, forma de armazenamento, condições de molde, temperatura, pressão, tempo e recalque, pudemos verificar algumas variáveis encontradas no processo.
A – Material
Como o material utilizado é o TECHNYL A218 V30 NATURAL, este exige secagem para que os grânulos não fiquem úmidos ao entrarem na injetora que assim ocasiona perda de propriedades mecânicas, aspecto visual e ate mesmo a falta do mesmo na peça.
Além deste impasse, este material é reforçado com fibra de vidro , o que também causa empenamento , pois sua orientação não permite que o material chegue com homogeneidade preenchendo a peça toda , ou seja, a fibra de vidro ira se concentrar na entrada do material , não conseguindo chegar com a mesma frequência aos extremos da peça.
Para corrigir este