Molde
Olá gracinhas! Vi na net esse modelito fofo de bolsa! (não me recordo onde foi, mas se souberem me avise para por os devidos créditos aqui! ) Aqui esta o molde! Você corta 2x com o tecido dobrado na parte reta maior ! Costura as duas partes e pronto ! Agora só fazer um nó em cima e terá uma linda bolsa para você!
A bolsa é bem simples, fácil de fazer e ideal para quem está começando no mundo da costura. O principal é usar um tecido encorpado, que dê sustentação e seja bom de costurar, como este japonês de matrioshkas que eu usei. O liso é vintage, herança de família. E ficou ótimo junto, porque tem a mesma textura e espessura do novo.
A partir do molde acima, cortei duas vezes a parte arredondada no tecido de matrioshkas. Com o tecido liso, cortei quatro vezes a outra parte do molde. Para as alças, cortei dois pedaços de tecido liso com 9x65cm. Primeiro, com a ajuda de alfinetes, marquei quatro pregas no tecido de matrioshkas. A primeira a 12cm da borda e a segunda a 5,5cm da primeira – repeti o processo a partir da outra borda do mesmo pedaço de tecido e, em seguida, marquei da mesma forma no outro pedaço da bolsa. Alinhavei a borda superior, para garantir que as pregas vão ficar no lugar certo. As pregas da esquerda são dobradas para o centro do tecido da esquerda para a direita e as da direita são dobradas da direita para a esquerda, de modo que todas fiquem voltadas para o centro da bolsa. Por sugestão da minha mãe, fiz o forro com o mesmo tecido liso que usei nas outras partes da bolsa, para que ela ficasse com mais estruturada e firme. O forro deve ficar exatamente do mesmo tamanho da bolsa já com as pregas. A melhor maneira de fazer isso é colocar a parte de baixo da bolsa, já com as duas partes costuradas uma na outra, em cima do tecido, riscar com giz e cortar dois pedaços iguais. Costure as duas partes do molde uma na outra, pela parte arredondada. A parte de cima da bolsa é