MOLAS
Tipos[editar]
Helicoidal (ou bobina): feita enrolando um fio em torno de um cilindro; e cónica: molas helicodais e cónias são tipos de molas de torção, porque o fio próprio é torcido quando a mola é comprimida ou esticada.
Lâmina: quando montada em feixes é usada na suspensão traseira de veículos pesados de veículo , apenas uma lâmina interruptores elétricos.
Espiral: usada nos pulsos de disparo e nos galvanômetros.
Torção: alguma mola projetada ser torcido melhor que comprimido ou estendido.
Gás: um volume do gás que é comprimido.
Faixa de borracha: uma mola de tensão onde a energia é armazenada esticando o material.
Belleville: um disco usado geralmente para aplicar a tensão a um parafuso.
Pneumática: As primeiras molas pneumáticas foram desenvolvidas pela FIRESTONE na década de 30. Suspensões a ar com molas FIRESTONE foram apresentadas pela primeira vez em automóveis experimentais em 1935.
Mola utilizada como brinquedo.
Em 1944 para atender a solicitação de desenvolvimento de um novo modelo de ônibus que necessitava de uma suspensão que reduzisse os choques e vibrações transmitidas ao veículo e passageiros, a FIRESTONE desenvolveu molas pneumáticas de duas convoluções que foram incorporadas ao projeto desse ônibus cuja produção iniciou-se em 1953.
Os materiais dos foles e as válvulas niveladoras tiveram um desenvolvimento significativo a partir dos anos 60. Mais recentemente, os controles eletrônicos também registraram grande aperfeiçoamento.
Atualmente, a suspensão a ar é muito utilizada na montagem de ônibus, para assegurar um rodar mais suave. Pela mesma razão, é empregada também em vagões ferroviários e de metrô, especialmente no transporte urbano.
Bolsões pneumáticos ou foles também são usados em automóveis e utilitários, principalmente como auxiliares das molas