10 Mitos
De acordo com o professor Roberto Boczko, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, os buracos negros sugam tudo que estiver ao seu redor até uma certa distância. "Esta distância é chamada horizonte de eventos, e tudo que estiver dentro dessa região é sugado"."O que está fora do horizonte de eventos pode ser sugado ou não, dependendo da velocidade em que o objeto se move", explica Bockzo. Ou seja, o objeto em questão pode ser apenas desviado de seu curso, não sendo absorvido pelo buraco negro.
3ª.Um frango pode viver sem cabeça?
Pode - mas só por algum tempo e em circunstâncias muito especiais.O exemplo é Mike, um galo que ficou famoso justamente por ter vivido um ano e meio depois de lhe cortarem a cabeça. O fato aconteceu em setembro de 1945, na cidade de Fruita, no Colorado (Estados Unidos). O fazendeiro Lloyd Olsen cortou o pescoço da ave a pedido da mulher, que queria prepará-la para o jantar.Mas o frango continuou vivo.
2ª.A água gira nas pias em sentidos contrários no hemisfério norte e no hemisfério sul?
Este é um dos mitos mais difundidos da ciência, o de que a água giraria nos ralos das pias de acordo com o hemisfério. É certo que a água gira em um sentido no hemisfério norte e no sentido contrário no hemisfério sul. Mas não se pode comprovar isto em um vaso sanitário ou mesmo na pia do banheiro. Segundo o professor Valdir Bindilatti, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), a força de Coriolis - princípio da Física que diz que um fluido que se encontra numa superfície em rotação descreve uma aceleração perpendicular ao movimento da superfície - que afeta, por exemplo, as tempestades, é muito pequena. "No ralo da pia, ao escoar, a água cai num movimento de rotação. A força está lá, mas é muito pequena, e na verdade a água poderá girar para qualquer lado", diz o especialista.
4ª. Uma moeda lançada do alto de um edifício poderia matar uma