Molas helicoidais
Experiência realizada dia: 08/08/2012
Teórica entregar: 15/08/2012
Tema: Molas Helicoidais
Prof: Lucimara
Turma: 2º Termo de Física Médica
Equipe do Grupo:Amanda Borges Daniele Pierasso Izabella Guiselini Luana Marra
Barretos –SP
1. Título: Molas Helicoidais 2. Objetivos: Relação entre a força aplicada à uma mola helicoidal (F) e sua deformação elástica (X) 3. Introdução Teórica:
A lei de Hooke é a lei da física relacionada á elasticidade de corpos, que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo. Descreve a força restauradora que existe em diversos sistemas quando comprimidos ou esticados. Qualquer material sobre o qual exercermos uma força sofrerá deformação que pode ou não ser observada. Apertar ou torcer uma borracha, esticar ou comprimir uma mola, são situações onde a deformação pode ser notada com facilidade. A força restauradora surge sempre no sentido de recuperar o formato original do material.
Entendendo-se por deformação de um corpo uma alteração na forma, ou nas dimensões, ou na forma e dimensões do corpo considerado. Essas deformações, que podem ser de vários tipos - compressões, distensões, flexões, torções, etc - podem ser elásticas ou plásticas.
Deformação plástica: persiste mesmo após a retirada das forças que a originaram. Deformação elástica: quando desaparece com a retirada das forças que a originaram.
Em 1660 o físico inglês R. Hooke (1635-1703), observando o comportamento mecânico de uma mola, descobriu que as deformações elásticas obedecem a uma lei muito simples. Hooke descobriu que quanto maior fosse o peso de um corpo suspenso a uma das extremidades de uma mola maior era a deformação sofrida. Pode então depois de inúmeros experimentos