Mola hidatiforme
Sintomas.
A mola hidatiforme frequentemente torna-se evidente logo após a concepção. A mulher tem a sensação de estar grávida, mas o seu abdômen aumenta muito mais rapidamente que em uma gravidez normal porque a mola no interior do útero cresce rapidamente. A náusea e o vômito intensos são comuns e pode ocorrer sangramento vaginal. Estes sintomas indicam a necessidade de uma atenção médica imediata.
A mola hidatiforme pode causar graves complicações ( infecções, sangramento e a toxemia gravídica). Quando uma mulher apresenta uma mola hidatiforme ao invés de uma gravidez normal, nenhum movimento ou batimento cardíaco fetal é detectado. Pequenas quantidades de um material semelhante a grãos de uva podem ser eliminadas pela vagina como parte da degeneração da mola.
Diagnóstico
O médico pode solicitar uma ultrassonografia para se certificar que a formação é uma mola hidatiforme e não um feto ou um saco amniótico (as membranas que contêm o feto e o líquido que o envolve). Exames de sangue que mensuram a concentração da gonadotrofina coriônica humana podem ser realizados.
Quando existe uma mola hidatiforme, a concentração desse hormônio encontra-se extraordinariamente elevada porque a mola o produz em grande quantidade. Este exame é menos útil durante o início da gravidez, quando a