Tecnologia da Informação
• Hardware e seus dispositivos periféricos;
• Software e seus recursos;
• Sistemas de telecomunicações;
• Gestão de dados e informações.
A Tecnologia da Informação é o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, e a maneira como esses recursos estão organizados num sistema capaz de executar um conjunto de tarefas.
A TI não se restringe a equipamentos (hardware), programas
(software) e comunicação de dados. Existem tecnologias relativas ao planejamento de informática, ao desenvolvimento de sistemas, ao suporte ao software, aos processos de produção e operação, ao suporte de hardware.
A definição fala também que tecnologia da informação está fundamentada em hardware e periféricos que são nada mais do que os computadores e sistemas físicos (monitor, impressoras, etc...) da informática.
O software que são os sistemas operacionais (Windows, Linux, freebsd etc...) controla o hardware, e diversos outros sistemas (ERP’s, BrOffice.org, Picasa, jogos, etc.) fazem o computador ser utilizável para algum fim, seja ele de trabalho ou diversão.
Sistemas de telecomunicações que é a telefonia normal e celular, internet, linhas privadas,
VOIP e qualquer outro sistema de telecomunicação devem ser colocados nesta área que hoje é tão vital quanto à informática para as empresas.
Porém a tecnologia da informação pode ser definida como um conjunto de atividades provenientes de recursos computacionais que objetivam a obtenção, armazenamento, acesso, gerenciamento e uso das informações. Pode-se dizer que são tantas aplicações para a TI que poderíamos defini-la de diversas maneiras e não determina-la definitivamente.
Se tomarmos a informação como patrimônio, um bem que agrega valor e da sentido as
atividades