Mogi Guaçu - Análises Econômica e Social
1. Introdução
2. Referências:
2.1. Dados básicos
2.2. História
3. Análise de setores:
3.1. Setor primário
3.2. Setor secundário
3.3. Setor terciário
3.4. Dados socioeconômicos
4. Análise de IDH
5. Índice de Gini
6. Análise de pobreza e desigualdade
7. Políticas públicas
8. Bibliografia
INTRODUÇÃO
Serão abordados dados econômicos da cidade de Mogi Guaçu, como, os tipos de comércios abrangentes no município, seus principais produtos fabricados e comercializados, assim também como os principais serviços oferecidos e realizados. Dados geográficos e sociais, também serão mostrados devido a sua importância, e por serem conhecidos como dados básicos de qualquer cidade. Sua história também será citada devido ao fato de explicar a situação atual do município de Mogi Guaçu. Já que é um lugar pouco conhecido pela grande maioria, torna-se mais um bom motivo a citação de sua história. Assim, além dos dados básicos, serão colocadas em foco análises baseadas na economia da cidade.
REFERÊNCIAS
DADOS BÁSICOS
Mogi Guaçu é uma cidade brasileira localizada no estado de São Paulo. Tem população de 144.963 habitantes (segundo IBGE 2013) e possui uma área de 885,00 km².
Outros dados importantes são:
Fundação: 9 de abril de 1877
Prefeito: Walter Caveanha (2013-2016)
Bioma: Cerrado
IDH-M Renda: 0,764 (2010)
Municípios limítrofes: Aguaí, Mogi Mirim, Itapira, Conchal, Estiva Gerbi, Espírito Santo do Pinhal, Araras, Pirassununga e Leme.
REFERÊNCIAS
HISTÓRIA
Mogi Guaçu teve seu nome baseado no rio em que era cortado, chamado de “Mojiguaçu”, onde na língua de seus primeiros habitantes, trazia o significado de “Grande Rio que Serpenteia”.
A busca do ouro foi o motivo das primeiras habitações, já que a chegada dos bandeirantes, viajando rumo ao oeste mineiro e à Goiás, fez com que diminuísse a população indígena, formando um vilarejo para dar repouso aos mesmos desbravadores,