mofologia de sementes
1590 palavras
7 páginas
Morfoanatomia As características morfoanatomicas é uma importante ferramenta para ser utilizadas em estudos taxonômicos, auxilia nas interpretações de testes de germinação (Botelho et al., 2000).
As características internas e externa das sementes tem importância na interpretação em testes de germinação, por conta da segurança apresentadas na taxonomia para identificação de plantas atreves de suas estruturas (Costa et al. 2010).
O tamanho das sementes, compreendido pelo comprimento, largura e espessura, em variadas espécies, indica a qualidade fisiológica das sementes. Desde que esteja classificadas em um mesmo lote, sementes de menor tamanho apresentam valores de germinação mais baixo, e vigor reduzido também quando comparadas as de tamanhos medianos e grande (Biruel et al. 2010). De maneira as sementes menores tendem a germinarem mais rapidamente que as de tamanhos medianos e grande, porém as sementes maiores dão origem a plântulas com maior tamanho e massa (Vanzolini e Nakagawa 2007).
O tamanho da semente e sua interferência na qualidade fisiológica de sementes tem se tornado alvo de pesquisas com intensidade relevante em espécies agrícolas com intuito de entender o processo de germinação das mesmas (MARTINELLI-SENEME et al., 2001). Já nas espécies florestais pouco se estuda sobre esse aspecto no Brasil que apresenta grande diversidade de plantas florestais (Biruel et al. 2010).
O tamanho da semente teve influência no número de folhas em mudas de jaqueira (Artocarpus heterophyllus Lam.), sendo que as sementes classificadas como extragrandes apresentou maior número de folhas e comprimento da parte aérea por conta da maior massa gerando plantas mais vigorosas (Silva et al. 2010).
Algumas sementes de espécies florestais apresentam embrião imaturo ou rudimentar, estas apresentam dificuldades germinarem em condições favoráveis no ambiente, sendo necessário passar pelo processo de estratificação para que complete seu desenvolvimento (FOWLER et al, 2000). As