Moedas virtuais
CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO- TCC I
PROF.: Dr. JÚLIO CÉSAR DE SALES
Moedas Virtuais
Juazeiro do Norte- CE
Novembro 2011
INTRODUÇÃO
Moeda virtual é um modelo de dinheiro imaterial, utilizado em sítios de internet, ambientes virtuais ou simulações monetárias paralelas a realidade. O uso da moeda virtual como instrumento de troca em ambientes virtuais vem aumentando significativamente. Grandes empresas de diferentes setores têm utilizado a moeda virtual como ferramenta de marketing e incentivo para fidelização dos seus clientes e/ou também como forma de pagamento, receita ou remunerações.
Um ambiente ainda promissor da progressão natural dos seres humanos. Veja o exemplo: o escravo (humano) era trocado por mercadoria, o escambo (banana) era trocado por prata, o ouro por moeda da realeza (moeda do Rei), moeda real por papel moeda (Dólar), papel moeda por moeda eletrônica (cartão de crédito) e finalmente a moeda eletrônica trocada por “MOEDA VIRTUAL”.
DINHEIRO VIRTUAL
As redes ponto a ponto (P2P), como Napster e Skype, já transformaram as indústrias da música e das telecomunicações. Mas será que uma rede ponto a ponto poderia mexer com o todo-poderoso sistema financeiro? É isto o que está propondo um grupo de ativistas da internet e da liberdade civil. Imagine comprar, vender e trocar uma moeda sem precisar de instituições financeiras, taxas ou contas. Tudo online. Este sistema já existe e se chama Bitcoin. Nele, o ‘dinheiro’ fica armazenado no seu HD ao invés de um banco, não existem barreiras internacionais – porque as Bitcoins são as mesmas no mundo inteiro. O mais importante: este sistema não é suscetível a inflação ou qualquer outra regulamentação estatal. Esse dinheiro virtual já está sendo aceito para o