Modulo 4 Matem Tica
Trabalho Realizado Por: João Sampaio nº1814
Modulo 4
Professora: Ana Bagão
Introdução
Ao longo deste trabalho irei falar sobre a lei de laplace, distribuição de probabilidade, probabilidade condicional e distribuição normal. O método de pesquisa para a informação e as imagens foi a internet.
Índice
Introdução 2
Índice 3
Lei de Laplace 4
Distribuição de Probabilidades 5
Probabilidade Condicional 7
Distribuição Normal 8
Conclusão 10
Bibliografia 11
Lei de Laplace
A primeira definição de probabilidade (definição clássica de probabilidade) foi enunciada pelo matemático francês Pierre Simon Laplace (1749-1827) e publicada num tratado, em 1812, designado por "Théorie analytique des probabilités" (Teoria Analítica das Probabilidades) e que unificou na altura todos os seus trabalhos sobre probabilidades. Num caso experiências aleatórias com um espaço de resultados (ou espaço amostral) finito, de dimensão N, em que todos os acontecimentos elementares são equiprováveis e incompatíveis e, se alguns desses acontecimentos elementares são favoráveis à ocorrência de um dado acontecimento A, então a probabilidade de realização desse acontecimento A é dada pelo quociente entre o número de casos favoráveis à ocorrência do acontecimento A e o número de casos possíveis dessa experiência aleatória. Simbolicamente, temos:
(o símbolo # representa o cardinal de um conjunto, ou seja, representa o número de elementos que constituem esse conjunto e, neste caso, #A representa o número de elementos do conjunto A).
Esta definição clássica de probabilidade possui fragilidades pelo facto de se aplicar apenas em situações em que os resultados possíveis são equiprováveis, mas também possui virtudes pois as probabilidades são estabelecidas a priori, a partir da suposição dessa equiprobabilidade dos resultados, portanto, sem ser necessário recorrer à experimentação prolongada. A Lei de Laplace continua a ser muito aplicada, principalmente no cálculo das