Modularizacao
A modularização consiste em dividir um grande e complicado problema, em vários pequenos problemas mais fáceis de resolver. Vamos a um exemplo.:
Suponha que você precise programar um personagem para que ele troque uma lâmpada. Modularização consiste em dizer passo a passo, divididamente, como ele fará isso.
...Pegue uma escada;
Suba a escada;
Tire a lâmpada queimada;...
E assim por diante.
Ou seja, você quebrou o problema em várias partes, sendo que cada uma delas será responsável por uma etapa do problema, sendo assim mais fácil de se encontrar o erro, caso haja um.
Modularização no Cotidiano
A modularização está presente no nosso cotidiano, ao entrarmos em diversas áreas de estudos podemos nos deparar com a divisão do trabalho por módulos, além de utilizada em softwares a modularização também é utilizada em áreas como a automotiva. Levemos em conta a fabricação de carros, torna-se mais rápida e eficaz devido ao método utilizado, a construção de computadores também faz parte disso e, se tratando de softwares, temos maior proveito de códigos na área de programação por podermos compilar o arquivo por partes, o arquivo é testado uma única vez e o criador está livre para o próximo módulo e assim sucessivamente.
Módulos em C
Na linguagem C, cada módulo é chamado de função. Uma função pode receber e/ou fornecer informações a outras funções, desde que seja chamada. A forma geral de uma função em C é:
tipo_da_função nome_da_função(lista_de_parâmetros)
{
corpo da função
}
tipo_da_função: especifica um valor que a função irá retornar no término de sua execução. Esse valor será enviado ao módulo que fez a chamada desta função. Se este tipo não for especificado, a linguagem C assume que o retorno será do tipo int (inteiro). lista_de_parâmetros: é a relação de nomes de variáveis e seus tipos. Essas variáveis recebem valores quando a função é chamada. Ou seja, o módulo que chama esta função pode enviar-lhe valores (argumentos) que podem estar contidos em