Modulariazação
Em C não existe uma distinção entre funções e subrotinas. Ou seja, todas as subrotinas, do ponto de vista de algoritmos, podem ser tratadas como funções que não retornam nenhum valor.
Formato de declaração de funções :
Tipo de retorno identificador_da_função (tipo1 param1, tipo2 param2,..., tipoN paramN)
{
//corpo da função
return valor de retorno;
} //fim da função
Tipo de retorno especifica o tipo do valor que será retornado para quem chamou a função. Quando o tipo de retorno for void isto significa que se trata de uma função que se comporta como uma subrotina; ou seja, a função não necessita retornar nenhum valor, apenas ser chamada.
Exemplos de tipos de retorno nos cabeçalhos das funções:
int func1(...) //retorna um valor inteiro void func2(...) //não retorna nenhum valor. Comporta-se como //subrotina
O comando return é utilizado para realizar o retorno da função; este pode ser utilizado em qualquer ponto da função que se deseje finalizar a sua execução e retornar o valor (se a função retornar algum valor) para quem a chamou. Valor de retorno é o valor a ser efetivamente retornado e pode ser tanto uma variável como uma constante; nos casos em que a função não retorna nenhum valor o comando return deve ser utilizado sozinho ou pode-se simplesmente omití-lo, o que fará com que a função retorne automaticamente ao seu final.
Exemplos de uso de return:
return 0; //retorna o valor constante 0 return var; //retorna o valor da variável ‘var’ return; //não retorna valor. É usado para funções com //retorno do tipo void
Os parâmetros param1 a paramN identificam os parâmetros que se deseja passar para a função. Cada um destes parâmetros passa a ser uma variável local da função de tipo tipo1 a tipoN e é inicializado com o valor que foi passado para si no momento da chamada da função. Funções que não recebem nenhum valor como parâmetro