Modulacao em frequencia
Introdução
Modulação é o processo no qual a informação a transmitir numa comunicação é adicionada a ondas electromagnéticas. O transmissor adiciona a informação numa onda especial de tal forma que poderá ser recuperada na outra parte através de um processo reverso chamado demodulação. Neste trabalho iremos abordar da modulação FSK em inglês Frequency-shift keying.
Modulação
Modulação é o processo de variação de altura (amplitude), de intensidade, frequência, do comprimento e/ou da fase de onda numa onda de transporte, que deforma uma das características de um sinal portador (amplitude, fase ou frequência) que varia proporcionalmente ao sinal modulador.
A maioria dos sinais, da forma como são fornecidos pelo transmissor, não podem ser enviados directamente através dos canais de transmissão. Consequentemente, é necessário modificar esse sinal através de uma onda electromagnética portadora, cujas propriedades são mais convenientes aos meios de transmissão. A modulação é a alteração sistemática de uma onda portadora de acordo com a mensagem (sinal modulante), e pode incluir também uma codificação.
O dispositivo que realiza a modulação é chamado modulador.
Portadora analógica
A portadora é um sinal analógico em forma de onda (tipicamente senoidal) que será modulado (alterado) para representar a informação a ser transmitida. A portadora é, geralmente, de frequência superior à do sinal modulador (o sinal que contém a informação).
A portadora é utilizada na radiodifusão. Os sinais de modulação em frequência (FM) e de modulação em amplitude (AM) são ambos transmitidos com o auxílio de frequências específicas na portadora. A frequência própria de uma estação de rádio é, na verdade, a frequência central da portadora.
Informação digital
Os dados que são guardados num computador são processados em forma de INFORMAÇÃO DIGITAL. Os dados são traduzidos e codificados