Modos de produção de karl marx
Desenvolveu a linha de pensamento chamada de materialismo histórico.
O materialismo histórico coloca que a consciência dos homens é determinada pela realidade social, ou seja, pelo conjunto dos meios de produção.
Os modos de produção são elementos que marcaram toda a história. Embora o capitalismo tenha surgido e se consolidado como o sistema produtivo mais importante da história, houveram muitos outros modos de produção pré-capitalistas.
É na observação da realidade, a partir da análise das estruturas de um determinado modo de produção, que podemos entender a história do desenvolvimento humano.
O homem sempre esteve foi produtor de suas condições concretas de vida e, portanto, tem sua base fincada nas raízes do mundo material, organizado por todos aqueles que compõem a sociedade.
Os meios de produção são a maneira que os homens encontraram, para se desenvolver e dar continuidade à espécie.
"Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência"
Modo de produção comunal primitivo
É considerado o primeiro modo de produção da história. Se iniciou a partir da época em que o homem deixou de ser nômade e passou a plantar e caçar. Tal modo se baseia no uso coletivo dos meios de produção, nas relações familiares e no cooperativismo, semelhantemente ao que ocorre em muitas aldeias indígenas. Assim, no modo de produção comunal primitivo, não havia propriedade privada, uma vez que todos os bens e modos de produção eram coletivos.
Modo de produção escravista
Diferentemente do comunal primitivo, o modo de produção escravista foi o primeiro a estabelecer o conceito de propriedade privada. Os senhores, a minoria, eram proprietários dos escravos. As relações aqui não são de cooperação, como no modo comunal