Modo de produção capitalista
O Capitalismo baseia-se na propriedade privada dos meios de produção. Isso quer dizer, que a partir da Revolução Industrial, só quem possui capita,l só quem o acumulou durante séculos, só uma classe, exclusivamente a burguesia, é a proprietária dos meios de produção. Ocorre uma completa separação entre o capital e o trabalho. Quer dizer, o trabalhador, o produtor direto, não tem mais a propriedade dos meios de produção. Eles são propriedade exclusiva dos detentores do capital. A propriedade particular dá lugar à propriedade privada. Como os meios de produção são de propriedade privativa da burguesia, ela orienta toda a produção com vistas à obtenção do lucro. Isto significa que, no Capitalismo, o único objetivo da produção é o lucro, não a necessidade. A busca do lucro impulsiona a concorrência, que nos primórdios do capitalismo, tinha que ser livre. Assim, a livre-concorrência, a não intervenção do Estado na economia, substituía o Mercantilismo.
A livre-concorrência significa que cada um procura produzir a um custo menor, para vender a um preço menor que o outro, sem perda da taxa de lucro. Para tanto, é necessário aperfeiçoar as técnicas de produção, para obter maior produtividade.
Essa dinâmica tem duas conseqüências. Uma é que a capacidade humana de dominar e transformar a natureza aumenta extraordinariamente, essa é a noção de progresso (característica que podemos observar claramente nos dias atuais). A outra conseqüência é a superprodução. Entenda-se que o aumento da oferta pode levar à queda do preço das mercadorias. Nesse caso, pode haver queda da taxa de lucro, e se isso ocorrer possivelmente ocorrerá uma