Modo de Produção Capitalista
A exploração do trabalho
Antes do modo de produção capitalista do século XVII ao XIX, o modo de produção era feudal. No qual foi evoluindo no decorrer de 50 anos, passando por complexas experiências no decorrer do século XX de caráter socialista.
Atualmente impera sua subordinação dos modos de produção nas sociedades centrais e periféricas sem nenhuma concorrência externa à sua própria dinâmica no sistema planetário. Ao chegar no século XXI com imbatível domínio mundial.
A circulação mercantil simples tem objetivo de aquisição de mercadoria, é vender para comprar, visando com produção de mercadoria obter dinheiro e comprar mais mercadoria. Quanto ao movimento do capital o ponto de partida é o dinheiro, com chegada de mais dinheiro e com ele produzir mercadoria e conseguir mais dinheiro. Por meio deste plano o capitalista adquirir dinheiro, compra mercadoria, máquinas, instrumentos e força de trabalho ( pois precisa do homem para realizar as atividades) sobre as matérias no processo de produção, obtém mercadoria, vende, soma mais dinheiro que investiu e se apropria desta quantia adicional. Desta forma o objetivo da produção capitalista é o lucro que o capital movimenta é a razão que torna o capitalista o protagonista social.
O autor faz uma observação quanto a função social capitalista: O capitalismo não procura o lucro porque é um sujeito social egoísta, ambicioso, mau, voraz etc.(Ou seja o papel das atividades econômicas na função social que esses sujeitos executam, a função capitalista não pode ser interpretada numa linha psicológica, biográfica ou moral. O lucro capitalista não vem da diferença preços de compra e venda e sim de processos que sucede a produção, procede pelo acréscimo de valor em mercadoria obtido quando o capitalista consegue dinheiro. Neste contexto o lucro e dinheiro possuem uma natureza distinta. É com dinheiro que se realiza a forma típica que o excedente econômico adquire o modo de produção