Modifica Es Gen Ticas
Ciências Naturais
Manipulação do material genético na produção alimentar
Trabalho realizado por:
Ana Pacheco-nº2
Andreia Meireles-nº5
Eduarda Pacheco-nº13
9ºC
Engenharia Genética e
Alimentos transgénicos
A Engenharia genética é ciência responsável pela manipulação das informações contidas no código genético. Esse código é retirado da célula viva e manipulado fora dela, modificando a sua estrutura (modificações genéticas).
Com o avanço da engenharia genética, vários estudos e trabalhos científicos têm demonstrado avanços significativos na manipulação de material genético de plantas e outros seres vivos.
Os alimentos transgénicos são modificados geneticamente em laboratórios com o objetivo de conseguir melhorar a qualidade do produto. Os genes de plantas e animais são manipulados e muitas vezes combinados. Os organismos geneticamente modificados, depois da fase laboratorial, são implantados na agricultura ou na pecuária. Vários países estão a adotar este tipo de alimentos como forma de aumentar a produção e diminuir os custos.
Em todo mundo , pesquisadores e cientistas desenvolvem pesquisas para descobrir as consequências da utilização de alimentos transgénicos no organismo humano e no meio-ambiente. Os consumidores dos países onde já ocorre a comercialização destes alimentos exigem a sua rotulagem.
Vantagens dos alimentos transgénicos
O alimento pode ser enriquecido com um componente nutricional essencial. Um feijão geneticamente modificado por inserção de gene da castanha do Pará passa a produzir metionina, um aminoácido essencial para a vida. Um arroz geneticamente modificado produz vitamina A.
O alimento pode ter a função de prevenir, reduzir ou evitar riscos de doenças, através de plantas geneticamente modificadas para produzir vacinas, ou iogurtes fermentados com microrganismos geneticamente modificados que estimulem o sistema imunológico.
A planta pode resistir ao ataque de insetos, seca ou