MODERNISMO
RGM: 1250752
DISCIPLINA: LITERATURA BRASILEIRA III
TUTORA: Ivete Livotto
FRANCA/SP
MODERNISMO
Carlos Drummond de Andrade “ Procura da Poesia”
Carlos Drummond de Andrade pertenceu a segunda fase do modernismo, era caracterizado pelo predomínio da prosa de ficção e redefinindo a linguagem artística, mas acabou por unir a um grande interesse pelas temáticas nacionalistas.
Uma obra que se destacou no modernismo brasileiro foi “Procura da Poesia”, trata-se de um metapoema onde o poeta faz questionamento sobre a própria poesia. O eu lírico mostra que não se faz literatura apenas falando sobre acontecimentos e sentimentos idealizados e sim defende o principio de que a poesia deva ser impessoal, indiferente às realidades individuais e aos fatos particulares da vida como mostra o verso: “O que pensas e sentes, isso ainda não é poesia”, “ La estão os poemas que esperam ser escritos”. O autor não propõe uma poesia alheia aos fatos, mas sim reitera o trabalho como palavra a matéria prima da poesia, “Sós e mudos, em estado de dicionário”, ele mostra que fora do contexto tem sentido denotativo, frio e impessoal.
O poema é marcado pelos imperativos negativos como: “Não faças versos sobre acontecimentos”, ““... o que pensas e sente, isso ainda não é poesia”, “ o canto não é o movimento das máquinas...”, “ não dramatizes, não invoques”, para o autor todos esses imperativos negativos representa o que não deve ser feito por quem pretende escrever poesia.
O poema também é marcado por imperativos afirmativos como: “Penetra surdamente no reino das palavras”, “chega mais perto e contempla as palavras...”, “ elas se refugiaram a noite, as palavras...”, esses imperativos afirmativos realça o trabalho do poeta que é a palavra.
Manuel Bandeira “ Poética “
Manuel Bandeira pertenceu a terceira fase do modernismo brasileiro, é um dos paradigmas da estética modernista e uma das mais conhecidas bandeiras de luta por essa