modernismo
Por que em São Paulo ocorreu á semana de arte moderna que foi o marco inicial do modernismo.
2 - Quais as principais conquistas da 1º Geração modernista?
Verso livre, associação mais analógica que lógica entre as palavras, preferência por substantivo e verbos, em vez de adjetivos e advérbios, blague (poema-piada), bom humor, ironia, mistura entre prosa e poesia, utilização de linguagem coloquial, temáticas tradicionalmente consideradas não poéticas.
3 - Quais os principais grupos ou movimentos surgidos na 1º fase do modernismo brasileiro?
A partir da Semana de 22 surgem vários grupos e movimentos, que radicalizam ou se opõem a seus princípios básicos. O escritor Oswald de Andrade e a artista plástica Tarsila do Amaral publicam em 1924 o Manifesto da Poesia Pau-Brasil, que enfatiza a necessidade de criar uma arte baseada nas características do povo brasileiro, com absorção crítica da modernidade europeia. Em 1928 levam ao extremo essas ideias com o Manifesto Antropofágico, que propõe "devorar" influências estrangeiras para impor o caráter brasileiro à arte e à literatura. Por outro caminho, mais conservador, segue o grupo da Anta, liderado pelo escritor Menotti del Picchia (1892-1988) e pelo poeta Cassiano Ricardo (1895-1974). Em um movimento chamado de verde-amarelismo, fecham-se às vanguardas europeias e aderem a ideias políticas que prenunciam o integralismo, versão brasileira do fascismo. O principal veículo das ideias modernistas é a revista Klaxon, lançada em maio de 1922.
Na área das artes plásticas, uma das primeiras exposições de arte moderna no Brasil é realizada em 1913 pelo pintor de origem lituana Lasar Segall. Suas telas chocam, mas as reações são amenizadas pelo fato de o artista ser estrangeiro. Em 1917, Anita Malfatti faz a que é considerada de fato a primeira mostra modernista brasileira. Apresenta telas influenciadas pelo Cubismo,