modernismo
Em no início do sec.XX os escravos recém libertados foi se marginalizando, os imigrantes chegavam em razoável quantidade para substituir a mão de obra escrava, assim surgia uma nova classe social : o proletariado, camada social formada pelos assalariados.
A tensão entre esses dois pólos sociais resultou diretamente ou indiretamente um panorama nada tranquilo, época de agitações sociais. Do abandono do nordeste partem os primeiros gritos de revolta: no final do séc.XIX, na Bahia, ocorre a Revolta de Canudos. Nos primeiros anos do séc.XX, o Ceará é palco de conflitos, tendo como figura central o padre Cícero.
Em 1904, o Rio de Janeiro assiste a uma rápida, mas intensa revolta popular, sob o pretexto aparente de lutar contra a vacinação obrigatória idealizada por Oswaldo Cruz que na realidade, trata-se de uma revolta contra o alto custo de vida, o desemprego e os rumos da República. Em 1910, há outra importante rebelião, dessa vez dos marinheiros, liderada por João Cândido, conhecida como Revolta da Chibata, contra o castigo corporal. Ao mesmo tempo em São Paulo os trabalhadores iniciam os movimentos grevistas, por melhores condições de trabalhos.
Embora as tensões sociais explodissem em focos diversos, a economia cafeeira no Sudeste atingia seu período áureo, assim como a cultura e a comercialização da borracha na Amazônia.
Foi nesse contexto, aqui